«Qual é o objectivo de correr? Nenhum, apenas quero continuar a correr. Não tenho outra finalidade além da de continuar a correr enquanto puder. Corro para viver. Não posso viver de outra maneira.»
Domingo, 03 DE Maio 2009

Açores, ilha Terceira. Sexta-feira, 1 de Maio de 2009.

O dia amanheceu cinzento, bom para a corrida apesar de a humidade estar lá nos píncaros. Levantei-me de uma noite não muito bem dormida e tomei o pequeno-almoço. Enchi a mochila de água (camelbak) e equipei-me para a jornada. Lambuzei-me de vaselina e sai de casa, faltavam 10 minutos para as 8h.
Rapidamente cheguei ao campo de jogos de S. Mateus onde já um atleta esperava a boleia para a Serreta. Estacionei o carro. Mochila às costas e fiz-me à estrada.
Um "até já, vou aquecer até lá!" ao incrédulo companheiro da corrida que ia começar aproximadamente duas horas depois.
Comecei o treino, mochila com água às costas e uma garrafa de Isostar laranja na mão. A hidratação é importante, eu sei disso e comecei logo com especial atenção.
E foi assim até à partida, os quilómetros a passar, eu a sentir-me bem sem nunca forçar o andamento. Aproximadamente 1h50m depois lá cheguei ao destino primeiro, que era a partida para a XIX Meia-maratona dos Bravos.
Cheguei a tempo para me inscrever oficialmente na meia, para "retocar" a vaselina, para entregar a mochila aos cuidados de alguém que a traria para baixo, para comer uma barrita  de all-bran chocolate e ainda conviver um pouco com outros companheiros.
Um 15 minutos depois foi dado o tiro de partida. Parti descontraído, ainda fui ao caixote do lixo deixar o papelinho da barrita, prender bem o número à camisola com os alfinetes e lá estava de novo na subida da Serreta. Passo curto e forte e ultrapasso alguns companheiros destas andanças.
Digo-lhes: Até à bomba de gasolina de Santa Bárbara! Altura em que atingiria os 30 km e as 3h de corrida e a partir daí esperaria o muro e esperaria que eles me apanhassem.
Mas não aconteceu. Passei os 30km a bom ritmo (10km da meia abaixo dos 45'), mais à frente passei as 3h de corrida e sempre num bom ritmo forte mas confortável. Não tinha GPS mas pelos tempos ia pelos 4'30''/km. Esperava o muro a qualquer momento. O homem da marreta. Nada! 15Kms da meia e continuava bem.
Atão vamos lá. Se for pra rebentar ao menos que o estoiro se ouça bem longe.
A meta à vista, uma volta ao campo de futebol, com reservas.
1h33m52s.
-Parece que começaste agora a correr! Fizeste a meia-maratona?
Não devia parecer, mas gostei da força e do elogio. -Fiz a Maratona!
Tempo total: 3h38m52s.
O treino para o grande dia correu bem. Melhor do que todas as expectativas mais optimistas. Sinto-me lindamente. Nunca me senti tão bem depois de uma Maratona.
Os treinos andam a fazer efeito.
Estou em forma!

Ontem fui fazer 1h de trote suave. Sem dores.

Durante a maratona treino bebi mais de 1 litro de água e quase duas garrafas (0,5l)  de Isostar laranja. Comi uma barra (40g)  de kellogg's all-bran chocolate e dois pacotes (40g) de supergel born.

Boas corridas.

Ricardo às 15:06
Olá boa noite.

Não é propriamente um comentário será mais uma informação se puderem dar.
Depois de bisbilhotar um pouco por todo por lado deparei-me com esta magnifica demonstração de que como deve ser um corredor.
E como tenho andado á procura de informações para participar no próximo ano na meia maratona na Ilha Terceira e não encontro quem possa esclarecer, parece que por milagre caí aqui neste site.
Então o que pretendo é saber, se os atletas que vão do continente tem algumas condições especiais; a exemplo do Pico que, só pagam as passagens.
Se alguem puder dar contactos fico desde muito agradecido.
Mário Lameirão
967002770
mario.jb.lameirao@sapo.pt
Anónimo a 27 de Novembro de 2009 às 18:43

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Ultra-Maratonas

Volta à Ilha Terceira (83Km)
24MAI09 | 9h40m08s

Maratonas

Maratona do Porto
21OUT07 | 3h43m14s

Maratona de Lisboa
07DEC08 | 3h35m58s

Maratona do Porto
08NOV09 | 3h33m11s

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
16
17
19
21
25
26
28
29
30
subscrever feeds
mais sobre mim
últ. comentários
Aqui não diz quantos quilometros ele correu
O texto e bom e foi muito construtivo ler e o bom ...
blogs SAPO